Nova taxa sobre mais-valias de depósitos vale 56 milhões

O maior contributo para este encaixe adicional virá do sector das famílias, que verão as mais-valias das suas poupanças diminuírem 49,6 milhões de euros.

A subida na tributação das mais-valias dos depósitos a prazo vai permitir ao Estado encaixar mais 56,7 milhões de euros. De acordo com as contas feitas pelo Diário Económico, entrarão nos cofres públicos um total de 1.002 milhões de euros, em resultado da nova taxa liberatória para os depósitos a prazo de empresas e famílias, no valor de 26,5%. Um montante que contrasta com os 945 milhões de euros que seriam arrecadados caso esta taxa fosse mantida em 25%.

Nesta equação, o maior contributo virá do sector das famílias, que verão as mais-valias das suas poupanças encolherem 49,6 milhões de euros. Do lado das empresas, o encaixe adicional deverá rondar os sete milhões de euros, dada a reduzida base de depósitos a prazo destas instituições. Aliás, os números de Julho mostram uma nova diminuição no total de depósitos a prazo das empresas, para os 16,9 mil milhões de euros, o valor mais baixo em seis anos. Também as aplicações a prazo das famílias portuguesas caíram em Julho, para 102,1 mil milhões. Desde o início o ano, o montante de depósitos a prazo das famílias portuguesas praticamente estagnou, o que é tido como um forte indício de que está esgotada a capacidade de poupança dos portugueses.

Uma tendência que o indicador de poupança APFIPP/ Universidade Católica divulgado ontem, e que já compreende o mês de Agosto, parece confirmar. No último mês, o índice de poupança em Portugal (corrigido de sazonalidade) registou a maior quebra desde que este indicador foi criado, em Setembro de 2011. "O indicador de poupança (...) desceu em Agosto para 112,1 [de 116,8 em Julho] após vários meses de subidas. O indicador sugere que a tendência crescente da poupança das famílias em percentagem do PIB foi interrompida", lê-se no documento divulgado.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 08:20 | comentar | favorito