Esta é uma boa altura para fazer depósitos a prazo?

Os juros são determinantes na sua poupança.

Está é uma altura para considerar seriamente reforçar, se possível, a sua poupança. Nomeadamente para se precaver de um clima de incerteza económica com o risco de perda do rendimento disponível, quer por via fiscal, quer por quebra de actividade económica (com potencial perda de empregos), entre outros. É também um tempo onde os incentivos à constituição de poupança têm vindo a ser reforçados. Segundo números do Banco de Portugal, a taxa de juro média dos depósitos a prazo tem vindo a subir progressivamente, tendo-se fixado nos 3,82% brutos, dados de Julho de 2011.

É então uma boa altura para fazer depósitos a prazo? A resposta mais racional é: depende. Depende, por exemplo, da fase em que se encontra no seu ciclo de vida e dependerá sempre do seu grau de aversão ao risco. Quanto a esta última, se a aversão for extrema acabará por colocar o dinheiro no colchão (perdendo tanto mais valor quanto mais subir a inflação). Se a aversão for mínima quererá considerar outro tipo de investimentos mais arriscados. Já se a aversão ao risco for moderada, considerar investir em aplicações historicamente de baixo risco, como os depósitos a prazo, será uma opção muito válida.

Deverá então considerar que montante tem disponível e durante quanto tempo estará disposto a abdicar do valor que tem poupado para efectuar a comparação e a escolha da oferta que melhor se ajustará às suas restrições e disponibilidades. O prazo bem como o valor a aplicar serão importantes para determinar a melhor taxa de juro a obter. Note que nem todos os depósitos lhe garantem manter o poder de compra, para isso é fundamental que a taxa de juro anual efectiva líquida supere a taxa de inflação média anual (2,93% em Agosto de 2011). Ao contrário do que sucedeu há não muito tempo atrás, não é de todo impossível obter uma remuneração real positiva mas terá de ter atenção e investir um pouco na pesquisa por forma a encontrar os depósitos que estão a remunerar acima da média. Bons negócios!

fonte:http://www.saldopositivo.cgd.pt/

publicado por adm às 20:05 | comentar | favorito