Taxas dos depósitos a prazo mais que duplicam num ano

Os bancos portugueses estão a apostar nos depósitos para conseguir captar novos clientes e, para isso, estão a oferecer taxas cada vez mais atractivas. Em resultado disso, os juros pagos pelos depósitos, em apenas um ano, mais do que duplicaram,

De acordo com os dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, as taxas de juro dos depósitos mais que duplicaram num ano. Enquanto em Agosto do ano passado, o juro era de 1,81%, em Agosto deste ano a taxa média situou-se nos 4%.

As dificuldades de acesso a financiamento faz com que a banca tente se financiar através dos depósitos dos clientes. Além disso, o facto dos bancos terem de se desalavancar o seu balanço, nomeadamente através da diminuição do rácio de transformação (a diferença entre os depósitos e os créditos,) reforça a aposta da banca neste tipo de instrumentos. Quem beneficia são os investidores que conseguem assim melhores remunerações para as suas poupanças. 

A verdade é que os portugueses têm aproveitado para reforçar nos depósitos que, em Agosto, totalizaram 127 mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:59 | comentar | favorito