Produtos financeiros para cativar os clientes jovens

Isenção de comissões, de anuidades de cartões e a oferta de brindes são algumas das vantagens oferecidas.

Setembro é, por tradição, o mês do regresso às aulas. Por isso não será de estranhar a chuva de campanhas de ‘marketing' com vista à promoção de produtos junto dos mais jovens que surge habitualmente nesta época. Este ano não foge à regra. É o que estão a fazer não só muitas das grandes cadeias de consumo mas também os próprios bancos. Exemplo disso mesmo são as campanhas publicitárias que dois dos maiores bancos portugueses estão levar a cabo e que têm como principal objectivo procurar angariar novos clientes entre os mais jovens: trata-se do Millennium bcp e do Santander Totta. Entre os seus alvos privilegiados estão sobretudo os jovens com idade para frequentar o ensino universitário ou que estejam a iniciar a sua actividade profissional.

Para melhor promover os seus produtos e serviços bancários, as duas instituições financeiras estão mesmo a oferecer alguns brindes que vão desde simples guias de auxílio no percurso universitário a telemóveis. Num comunicado de promoção enviado à imprensa, o Millennium bcp assume mesmo que os jovens são "um segmento que se apresenta cada vez mais estratégico". Isto acontece porque ao conseguirem cativar os clientes nessas idades, muito provavelmente os bancos irão conseguir fidelizá-los ao longo da vida adulta.

O produto do BCP, designado por "Millennium GO!", destina-se a jovens entre os 18 e os 25 anos e é composto por um ‘pack' onde se incluem vantagens na subscrição de alguns produtos do banco. Nomeadamente, na conta à ordem, em aplicações ou cartões de débito e de crédito. São garantidas isenções de comissão de manutenção da conta, das anuidades dos cartões. Também as transferências e a requisição de cheques através dos canais automáticos são isentas de comissões. O principal inconveniente é que, em contrapartida, para beneficiar dessas vantagens o cliente terá de pagar uma mensalidade de 3,5 euros (valor a que acresce imposto de selo).

Já o Santander Totta está a promover o "PAC4U". Este produto destina-se, contudo, especificamente para os jovens que frequentam o ensino universitário. Neste caso, os clientes também beneficiam de isenções de comissões de manutenção de conta, da anuidade do cartão de crédito, bem como isenções em alguns serviços e operações mais frequentes. A isenção do pagamento deste tipo de serviços já permite uma poupança mensal considerável aos jovens clientes bancários.

Contudo, é necessário ter em conta que este conjunto de vantagens, apesar de não estarem a ser publicitadas com tanto destaque, não são exclusivas a estes dois bancos. Existem outras instituições que também as oferecem. Aliás, as contas para estudantes e jovens são geralmente mais vantajosas do que as regulares. Este tipo de produtos exigem mínimos de abertura reduzidos- em regra 25 ou 50 euros- não cobram custos de manutenção de conta e, muitas vezes, nem a anuidade do cartão de débito ou crédito. Por vezes também a adesão a alguns produtos de poupança é disponibilizada em condições favoráveis, nomeadamente permitindo montantes de abertura ou de reforço baixos.

Por isso, antes de se deixar tentar por qualquer produto que esteja em campanha, é aconselhável também consultar a oferta da concorrência.


Millennium GO! do Millennium bcp

- Inclui: "Conta à ordem 18-23"; "Poupança Jovem 18-25"- aplicação a 180 dias, com TANB de 1,5% (mínimo de constituição 250 euros e reforços a partir de 25 euros); Cartão de débito "Millennium bcp Maestro"; Cartão de crédito: Millennium bcp GO! (TAEG 22,5%) ou "Blue da American Express" (TAEG 24,9%) ou "M ordenado" (TAEG 19,5%) caso o cliente domicilie o ordenado (acima de 500 euro). Clientes entre 18 e 25 anos.

- Vantagens: Isenção de comissão de manutenção da conta, das anuidades dos cartões e de comissões de transferência e cheques (nos canais automáticos). Fornecimento de extracto digital e serviço mobile.

- Brindes: Oferta do Pack Go! que inclui, por exemplo, uns ‘phones' ou um cartão Moche TMN com 15 dias de chamadas gratuitas para moches e saldo de 2,5 euros.

- Desvantagens: Mensalidade de 3,5 euros (mais imposto de selo).


PAC4U do Santander Totta

- Inclui: "Super Conta Estudantes Universitários"; "Cartão Universitário Inteligente" (multibanco) ou o cartão de crédito "Novo Classic Universitário".

- Vantagens: Isenção de comissão de manutenção na "Super Conta Estudantes Universitários" bem como em alguns serviços e operações do dia-a-dia, Isenção de anuidades no cartão "Novo Classic Universitário" (TAEG 23,9%).

- Brindes: Telemóveis, pen´s e cartões com chamadas telefónicas e a possibilidade de participar no passatempo "20 valores".

fonte_:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 00:01 | comentar | favorito