Depósitos de 100 mil euros com garantia definitiva

A garantia de reembolso dos depósitos vai ficar fixada definitivamente em 100 mil euros a partir de 2012.

Até ao final do mês de Novembro deste ano, as alterações à legislação do Fundo de Garantia de Depósitos têm de ficar concluídas.

«O limite da garantia continuará a ser de 100 mil euros, por instituição e por depositante, após 31 de dezembro de 2011», anunciou uma fonte oficial do Banco de Portugal (BdP), cita a Lusa.

Com esta medida, Portugal transpõe para a legislação nacional a directiva europeia de 2009 que harmoniza entre os países europeus os limites mínimos do sistema de garantia de depósitos para 100 mil euros.

Este valor foi definido após a Irlanda ter decidido reforçar as garantias aos depositantes, com o objectivo de proteger os seus bancos da crise financeira.

Porém, as garantias dos reembolsos aos depósitos oferecidos por Dublin não causaram boa impressão na Europa. «Distorção da concorrência» foram as palavras da Associação Britânica de Banqueiros, que acabaram por motivar atitudes semelhantes em muitos países europeus para evitarem a desvantagem competitiva decorrente dessa decisão.

Em 2008, a três de Outubro, o Reino Unido aumentou as garantias sobre os depósitos para 50 mil libras. Dois dias depois, no mesmo mês, a Alemanha garantiu todas as contas dos bancos privados do país e no dia seis, a Suécia decidiu estender o valor garantido em todos os tipos de depósitos para 500 mil coroas suecas. Dias mais tarde, a 17 de Outubro, foi a vez de Luxemburgo colocar a garantia nos 100 mil.

Portugal não fugiu à regra. Em Novembro do mesmo ano, verificou-se um aumento de 25 mil euros de garantia para 100 mil, o mesmo valor que a partir do dia 1 de Janeiro de 2012 passará a ser definitivo.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:15 | comentar | favorito