Depósitos: taxas de juro está muito alta

O presidente do BES, Ricardo Salgado, considera que as taxas de juro pagas pelos bancos nos depósitos estão demasiado elevadas e não são normais. O banqueiro diz que a culpa é das altas taxas pagas pelo Estado e dos juros oferecidos pelas instituições estrangeiras.

«Esta situação não é normal. São historicamente elevadas e é devido à envolvente em que estamos inseridos», afirmou Ricardo Salgado, na apresentação de resultados do banco, citado pela Lusa..

«Para o banco não é muito bom, atendendo a que as margens dos depósitos não são favoráveis», acrescentou Ricardo Salgado.

Para o banqueiro, as altas taxas pagas por bancos estrangeiros são umas causas dos elevados juros oferecidos pelos bancos portugueses para conseguir depósitos.

«O Governador [do Banco de Portugal, Carlos Costa] faz bem em chamar a atenção dos banqueiros, mas acredito não são só bancos portugueses a pagar taxas elevadas. Há bancos estrangeiros a pagar taxas mais altas do que portugueses», disse Salgado, recordando que a chamada guerra dos depósitos começou em Espanha. 

O responsável disse ainda que os juros praticados se devem também às taxas pagas pelo Estado português para emitir dívida já que essas são «referencial para as taxas do mercado», acrescentando que essas poderão baixar quando «a dívida soberana pagar taxas inferiores».

O BES anunciou esta tarde uma queda de 45% nos resultados do primeiro semestre, revelou ter 3,3 mil milhões de euros em dívida pública e ainda que pretende alienar a posição que detém no Saxo Bank.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:09 | comentar | favorito