Apenas 17% dos PPR batem a inflação

A rentabilidade média de 84 PPR, sob a forma de seguro ou fundo, foi de 2,38%. Apenas 14 superaram a inflação prevista para 2011.

Construir um pé-de-meia que permita gozar uma reforma tranquila mais do que um desejo é uma necessidade. Contudo, satisfazer essa necessidade pode transformar-se numa missão difícil se considerarmos o impacto corrosivo que a inflação poderá ter na rentabilidade dos PPR. Se olharmos para os retornos oferecidos pelos PPR em 2010, seja sobre a forma de seguro ou de fundo de investimento, constata-se que apenas cerca de 17% desses produtos conseguiu oferecer um retorno superior à inflação prevista para 2011: de 3,6%, segundo estimativas do Banco de Portugal.

Apesar de rentabilidades passadas não serem garantia de retornos futuros e dos PPR serem vocacionados para o longo prazo, não deixa de ser um sinal preocupante, sobretudo tendo em conta o cenário inflacionista que o país enfrenta. Até porque, para além da perda de uma parcela considerável dos benefícios fiscais é possível encontrar produtos financeiros mesmo conservadores a oferecer retornos mais elevados como é o caso de alguns depósitos a prazo que garantem taxas líquidas acima de 4%. Mesmo comparando com a inflação média registada em Portugal no ano passado, que foi consideravelmente mais baixa (1,4%, segundo o INE), a média dos retornos dos produtos PPR em 2010 é ligeiramente superior: 1,76%. Em alguns casos as rentabilidades chegam mesmo a ser negativas. É o que se passa com 16 dos 34 PPR sobre a forma de fundo de investimento reunidos pela APFIPP.

Contudo, existem alguns produtos que se destacam pela positiva. É o caso de nove PPR sob a forma de seguro e de cinco sob a forma de fundos que em 2010 ofereceram retornos acima da inflação prevista para este ano. Os retornos mais elevados foram em fundos PPR. Foi o que se passou com dois produtos do Barclays- o Barclays PPR Acções Life Path 2025 e o Barclays PPR Acções Life Path 2025 - com rentabilidades anualizadas a 12 meses de 8,26% e 6,76% no final de 2010. Sob a forma de seguro, o Generali PPR +Seguro foi o mais rentável em 2010.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 23:06 | comentar | favorito