Depósitos com juros mais elevados

O Banco de Portugal (BdP) antecipa que os depósitos bancários venham a ser remunerados com taxas cada vez mais altas, como parte da estratégia de desalavancagem iniciada pela banca o ano passado. A estimativa, incluída no Relatório de Estabilidade Financeira divulgado pelo BdP, é acompanhada de uma previsão de maior dificuldade em pagar as prestações bancárias.

 

Segundo o documento ontem tornado público, em 2011 o "aumento da restritividade" do crédito será acompanhado pelo "aumento das taxas de juro dos depósitos bancários", um movimento relacionado com a necessidade de as instituições financeiras aumentarem a captação de depósitos.

O aumento dos depósitos dos clientes, bem como o reforço do capital, a venda de activos e o abrandamento da concessão de crédito fazem parte do processo "gradual e ordenado" de desalavancagem dos bancos iniciado no segundo semestre de 2010.

O Banco de Portugal espera, nesse sentido, que aquele processo seja reforçado durante este ano, já que é fundamental para "assegurar a recuperação do acesso a financiamento nos mercados financeiros internacionais".

Ainda nos próximos anos, devido às repercussões do "profundo processo de ajustamento a implementar na economia portuguesa", o BdP espera "a materialização do risco de crédito num contexto de subida das taxas de juro".

fonte:http://www.oje.pt

publicado por adm às 22:24 | comentar | favorito