Volume total de depósitos atinge o valor mais elevado de sempre

Os dados do Boletim Estatístico mostram que o volume total dos depósitos de particulares atingiu no mês de Janeiro o valor mais elevado de sempre.

No total, as famílias têm 119.409 milhões de euros depositados em instituições financeiras. Um valor que compara com os 118.989 registados no mês anterior. A grande fatia deste valor refere-se a depósitos com prazo até a um ano.

Desde o início da crise, em Julho de 2007, que o volume de depósitos angariados pela banca cresceu 25%. Os dados podem reflectir uma maior procura das famílias por estes instrumentos de poupança tradicionais, mas são também um reflexo de uma maior aposta da banca na captação de depósitos. Recorde-se que as dificuldades de acesso a financiamento do sector bancário estão a levar as instituições a aumentar a remuneração dos depósitos a prazo, para assim conseguirem atrair recursos dos clientes.

Segundos os dados do Banco de Portugal, os bancos estão a subir os juros destas aplicações desde Maio do ano passado. Em Janeiro, a banca oferecia uma taxa média de 2,78% para os novos depósitos.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 22:34 | comentar | favorito