Depósitos que dependem da bolsa

Os depósitos indexados oferecem a sensação de estar na bolsa, mas a garantia de capital e os ganhos potenciais mais reduzidos colocam-lhe os pés na terra.

 

Se deseja combinar o seu dinheiro depositado com cenários de desempenhos de ações nas praças financeiras, existem os depósitos indexados. Garantidos até € 100 mil pelo Fundo de Garantia de Depósitos, alguns destes mealheiros mais arriscados permitem ter uma rendibilidade mínima garantida, assumindo normalmente uma ligação a índices bolsistas ou a desempenhos acionistas, mas terá de perceber duas coisas: os cenários de ganhos são potenciais e os retornos, em alguns casos, deixam muito a desejar.

Conheça a oferta que existe no mercado português e veja se algum se ajusta ao seu perfil de risco e à sua capacidade de sofrer por mais algum dinheiro.

Invest Europa Autocallable

 

Banco Banco Invest
Prazo 18 meses (máximo)
Rendibilidade mínima garantida não possui
Período de subscrição até 15 de Agosto de 2010

Este depósito tem a sua rendibilidade associada ao índice EuroStoxx 50 , sendo que o prazo do depósito pode variar. Caso o índice passado seis, doze ou dezoito meses, tenha uma cotação superior à cotação inicial, o mesmo irá render, respetivamente, 4,89%, 4,93% ou 4,92%. Se em nenhuma destas datas o índice estiver superior à cotação inicial, o depósito não terá qualquer rendibilidade, ficando o cliente com o dinheiro que depositou inicialmente. Este depósito poderá ver o seu prazo encurtado, caso se verifique passado os seis ou os doze meses que o índice está a um valor superior ao inicial. As taxas apresentadas são anuais, logo no caso de o depósito terminar no final dos primeiros seis meses, o cliente recebe um juro de 2,5% (brutos).

Valorização 5 USD - 3ª Série

 

Banco Santander Totta
Prazo 3 anos
Rendibilidade mínima garantida 0,49%
Período de subscrição até 20 de Agosto de 2010

O valor dos juros pagos por este depósito do Santander Totta está diretamente associado à valorização bolsista de cinco empresas americanas: Abbott, General Electric, Coca-Cola, Procter & Gamble e Exxon Mobil. Caso a cotação das cinco ações, no final do prazo do depósito, seja superior ou igual à inicial, o depositante recebe uma remuneração de 2,96% ao ano. Caso apenas quatro das cinco ações tenham um comportamento bolsista positivo ou neutro, o depositante irá receber uma remuneração de 1,48% ao ano. Caso contrário irá receber os 0,49% indicados na descrição do depósito. De realçar que este depósito está denominado em dólares norte-americanos e avisa o cliente que "o capital inicialmente investido em dólares norte-americanos (USD) está integralmente garantido no vencimento também em dólares norte-americanos (USD)". O facto de ser efetuado em dólares é mais um fator de incerteza neste depósito, sendo que o depositante irá beneficiar caso o dólar veja o seu valor subir em relação ao euro.

Eurovalor Setembro 2011

 

Banco Caixa Geral de Depósitos
Prazo 12 meses
Rendibilidade mínima garantida não possui
Período de subscrição até 1 de Setembro de 2010

A rendibilidade deste depósito depende do dólar, não do norte-americano como é habitual, mas sim do australiano. De acordo com o prospeto, "este depósito pressupõe que o investidor tem a expectativa de depreciação moderada do euro face ao dólar australiano durante o prazo do mesmo", ou seja, o investidor irá obter uma rendibilidade elevada caso o valor do dólar australiano em relação ao euro aumente. No entanto, o depositante é informado no prospeto que a taxa máxima de remuneração será de 3,205%. Caso aconteça o contrário, o valor do euro em relação ao dólar australiano aumente, o investidor não irá receber qualquer valor de juros. Em termos históricos, nos últimos doze meses o euro tem perdido alguma da sua força em relação ao dólar australiano, valendo atualmente 1,44 dólares australianos, quando atingiu um máximo em 26 de Agosto de 2009, de 1,71 dos mesmos dólares.

Valorização Europa Top 50 - Agosto 2010

 

Banco Santander Totta
Prazo 5 anos e 1 dia
Rendibilidade mínima garantida 0,49%
Período de subscrição até 3 de Setembro de 2010

Este depósito também tem a sua rendibilidade associada ao índice EuroStoxx 50 , índice que contem, entre outras, empresas como a Total, o Banco Santander, a Siemens, a Telefónica e a Sanofi-Aventis. O depositante tem garantido que irá receber 0,49% por ano (brutos), sendo que o máximo que poderá receber é metade da média das variações mensais do índice. A lista total de empresas e o peso que as mesmas têm no índice encontram-se disponíveis no propecto informativo. Neste propecto também se encontram as variações históricas deste índice, que permitem ao cliente verificar o comportamento do índice e tentar perceber o futuro do seu depósito. Veja o exemplo deste depósito.

Exemplo prático: durante os 60 meses que duram os depósitos as variações do índice podem oscilar entre valores negativos ou positivos. No final do prazo do depósito é verificada a variação que cada mês teve e é efectuada a média dessas variações. Caso a mesma seja negativa ou inferior a 0,98%, o depositante recebe 0,49% de juros. Caso seja um valor superior, por exemplo uma valorização média de 2% ao longo dos 60 meses, o cliente recebe 1%, metade da média calculada.

Os quatro depósitos indexados aqui indicados não são re-embolsáveis antecipadamente, tendo o depositante que manter o depósito até ao final do prazo contratado. Deste modo, apenas deverá colocar o seu dinheiro nestes depósitos caso preveja que não irá necessitar do mesmo a curto prazo.

fonte:http://aeiou.expresso.pt

publicado por adm às 22:04 | comentar | favorito