BCE testa impacto de taxa de depósitos negativa

O BCE tem estado a avaliar o grau de preparação da banca para lidar com uma eventual redução da taxa de depósitos para valores negativos, disseram ‘traders' à agência Reuters.

"Ouvimos que o Banco Central Europeu tem estado a verificar se os bancos estão preparados para taxas [de depósitos] negativas, o que, creio, não deve ser surpresa para ninguém", disse um ‘trader' à Reuters, para quem a descida dessa taxa "é provavelmente a mais acessível" jogada de política monetária dento "das medidas não convencionais".

O mercado levou a sério estes rumores, que desencadearam quase automaticamente um pico da ‘bund' alemã na sessão de hoje.

Na última conferência de imprensa, a 2 de Maio, Mario Draghi, após ter anunciado uma descida da taxa refi para o mínimo histórico de 0,5%, disse que o conselho de governadores do BCE está de "mente aberta" quanto a uma eventual redução para valores negativos da taxa de depósitos, admitindo contudo tratar-se de um território nunca explorado.

Se a taxa de juro da facilidade permanente de depósitos, actualmente em 0%, descer para valores negativos, os bancos vão, na prática, passar a pagar para depositar fundos no BCE, que tenta assim desincentivar a alocação de fundos no banco central em favor do financiamento da economia.

 fonte-:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 19:21 | comentar | favorito