Draghi admite taxa de depósito negativa

Mario Draghi disse hoje estar de "mente aberta" quanto à possibilidade de descer a taxa de depósito para valores negativos.

Sublinhando que se trata de "território desconhecido", o presidente do Banco Central Europeu (BCE) abriu hoje a porta a, a par da refi, que desceu para um mínimo histórico de 0,5%, proceder também a uma redução da taxa, actualmente em zero, a que os depósitos das instituições financeiras comerciais no banco central são remunerados.

Com uma descida da taxa de juro da facilidade permanente de depósito para valores negativos, os bancos teriam, na prática, de pagar para depositar fundos no BCE, o que poderia servir como um desincentivo para ‘estacionar' dinheiros no banco central em vez de o fazer circular pela economia. 

Na habitual conferência de imprensa que se segue à reunião mensal de definição de política monetária, que este mês decorreu em Bratislava, Mario Draghi sinalizou que o Conselho de Governadores está de "mente aberta" em relação a descer a taxa de depósito para valores negativos.

"Analisaremos todos os dados e permanecermos prontos a agir se for necessário", disse o presidente do BCE. Questionado directamente sobre uma eventual redução da taxa de depósitos, Draghi respondeu que "abordaremos esse assunto de mente aberta".

Perante estas palavras, o euro deprecia contra a divisa norte-americana, cotando nos 1,3075 dólares (-0,8%).

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 00:03 | comentar | favorito