Depósitos até 100 mil euros garantidos para sempre

Medida era «provisória» e passa agora a «permanente». Objectivo é evitar a fuga aos depósitos com a crise

Os depósitos vão estar protegidos por uma garantia de até 100 mil euros, de forma permanente e por cada depositante. A medida, já anunciada pelo Governo a 15 de Dezembro, foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e resulta da transposição de uma directiva comunitária.

A garantia que era apenas «temporária» passa agora a «permanente» e inclui os «depósitos constituídos nas instituições de crédito participantes por parte do Fundo de Garantia de Depósitos e do Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo», lê-se no decreto-lei 119-2011.

O objectivo é garantir o reembolso dos depósitos, no caso de indisponibilidade da instituição de crédito. Cada depositante vê, assim, protegido o seu dinheiro, no montante máximo de 100 mil euros. 

O Governo de José Sócrates tinha aprovado, no final de 2010, esta garantia, assegurada pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Uma medida em vigor até ao fim deste ano. Cabia, agora, à equipa de Passos Coelho aprovar a prorrogação da mesma.

Também da União Europeia vinha a norma de harmonizar os limites dos sistemas de garantia de depósitos, um processo liderado pelo Banco de Portugal.

Antes da crise, o fundo de garantia de depósitos apenas «protegia» o máximo de 25 mil euros, por depositante. A falência do Lehman Brothers, em 2008, veio acentuar as protecções para evitar a fuga aos depósitos.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fi

publicado por adm às 11:05 | comentar | favorito